Administradores Judiciais criam Associação no Paraná
Profissionais atuantes em processos de falências e recuperações judiciais no Estado do Paraná fundaram recentemente a Associação Paranaense de Administradores Judiciais (Apajud), com sede em Curitiba.
A nova entidade tem entre seus objetivos a valorização do exercício da profissão do Administrador Judicial, figura central em processos de insolvência, que ganhou ainda mais relevância com as alterações promovidas pela Lei 14.112/2020. Também visa estimular o aperfeiçoamento técnico dos seus associados e reivindicar pleitos de interesse da categoria.
Em razão da retração econômica gerada pela pandemia da covid-19, inúmeras empresas brasileiras encontram-se em estado de crise econômico-financeira. Para o presidente da Apajud, Atila Sauner Posse, neste cenário econômico a boa atuação do Administrador Judicial é fundamental para auxiliar na reestruturação das empresas em crise e que sejam viáveis, objetivo visado pela Lei 11.101/2005.
“O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem editado recomendações sobre a atuação dos Administradores Judiciais e a Apajud está atenta para discutir seu conteúdo, entender o seu alcance e orientar os associados”, diz Sauner. “Também nos propomos a representar um canal de interlocução com os outros atores do processo de insolvência, como juízes, promotores, devedores e credores”, acrescenta a vice-presidente da entidade, Giovanna Vieira Portugal Macedo.
Desde a sua fundação, a Apajud formou comissões internas onde vários assuntos serão tratados, como, por exemplo, os desafios impostos pela nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) aos administradores judiciais e às próprias empresas em recuperação.
“Também pretendemos conscientizar o mercado sobre as condições favoráveis da recuperação judicial, extrajudicial e da falência como forma de reestruturação de negócios”, explica Luciana Kishino de Souza, que compõe a diretoria da entidade como tesoureira.
Segundo o secretário da Apajud, Júlio Cesar Rodrigues, a entidade não tem fins lucrativos, é composta por mais de vinte administradores com atuação em todo o Estado do Paraná e está aberta para interessados que preencham os requisitos do seu estatuto.
Comments